Gazette

Sua referência em notícias culturais

Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado nesta quarta-feira (17) Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado nesta quarta-feira (17)
Nesta quarta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data passou a ser celebrada em 1998, em homenagem ao historiador e... Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado nesta quarta-feira (17)

Nesta quarta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data passou a ser celebrada em 1998, em homenagem ao historiador e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Rodrigo Melo Franco de Andrade. O dia passou a ser celebrado quando o também jornalista completaria 100 anos.

Várias cidades do País têm agenda especial para a data. O destaque fica para Belo Horizonte, que aproveita para comemorar exato um mês do reconhecimento do Conjunto da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A celebração na capital mineira conta com a participação do ministro da Cultura, Marcelo Calero, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Programação nos Estados

Já em Goiânia (GO), ocorre um seminário para debater o uso do patrimônio edificado, além da exposição fotográfica Arquitetura, Cidade e Patrimônio.

No Espírito Santo, a Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico é tema abordado em seminário gratuito e oferece debates e palestras sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por órgãos públicos e privados para a preservação de acervos histórico-fotográficos local.

O projeto Dia do Patrimônio em Pelotas, no Rio Grande do Sul, promove entre 19 e 21 de agosto mais de 120 atividades. A expectativa é receber 3,6 mil estudantes de 30 escolas municipais. O tema para celebrar a data este ano é Ocupação Feminina, que pretende evidenciar as mulheres célebres e anônimas que nasceram ou viveram no município e que fizeram de Pelotas uma cidade múltipla, dinâmica, cultural.

Valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais são o foco das atividades programadas para celebrar a IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Nove cidades do Estado estão com programações especiais entre os dias 15 e 29 de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Na Paraíba, a superintendência do Estado participa da II Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba. Promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Além do lançamento de um boletim informativo, dia 19 haverá formação de professores em educação patrimonial.

Patrimônio Brasileiro

Em seu esforço para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, o Iphan possui a tutela de mais de 45 mil bens e imóveis tombados, inseridos em 86 conjuntos urbanos tombados. O Instituto tem ainda um sítio paleontológico, 77 conjuntos arquitetônicos, 33 conjuntos rurais, 449 edificações, 393 edificações e seus acervos, 13 jardins e parques históricos, um quilombo, 30 ruínas, cinco sítios arqueológicos, nove terreiros, 24 patrimônios naturais, 29 acervos, 63 bens móveis e integrados e 45 equipamentos urbanos.

Também estão sob a proteção do Iphan 38 bens culturais imateriais registrados, sendo nove celebrações, 15 formas de expressão, 11 saberes e 3 lugares. O Brasil tem ainda 25 bens na Lista do Patrimônio Mundial reconhecidos pela Unesco, sendo cinco imateriais e 20 culturais e naturais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan e do Ministério da Cultura

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *