Gazette

Sua referência em notícias culturais

Show tributo celebra 75 anos de Walter Bandeira Show tributo celebra 75 anos de Walter Bandeira
O cantor Walter Bandeira será lembrado nesta quarta-feira (31) com um grande show em homenagem ao artista que, se vivo fosse, estaria completando 75... Show tributo celebra 75 anos de Walter Bandeira

O cantor Walter Bandeira será lembrado nesta quarta-feira (31) com um grande show em homenagem ao artista que, se vivo fosse, estaria completando 75 anos. O show tributo faz parte da série de eventos que foram programados pelo ‘Projeto Walter 75’, idealizado pela arqueóloga Edithe Pereira, amiga pessoal de Walter, para celebrar a grande voz da Amazônia. O Tributo vai reunir mais de 20 artistas, entre cantores e instrumentistas, que fizeram parte da trajetória musical do cantor, além de jovens artistas que tem Walter Bandeira como uma inspiração musical.

As cantoras convidadas são Andrea Pinheiro, Lucinha Bastos, Nana Reis e Natalia Matos. O time de artistas que farão o tributo tem ainda os cantores Adilson Alcântara, Marcoh Monteiro, Eloy Iglesias, Hélio Rubens, Pedrinho Cavalero, Olivar Barreto, Maca Maneschy e a participação especial do pianista Paulo José Campos de Melo nas músicas ‘Jura Secreta’ (Abel Silva e Suely Costa) e ‘Fulgor’ (Pedrinho Cavalero e Jorge Andrade).

O show tributo será realizado no teatro Margarida Schivasappa (Centur), às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de 40 reais, se comprados antecipadamente, e 50 reais na hora do show. Estudantes pagam meia entrada.

A direção musical do espetáculo é do contrabaixista Adelbert Carneiro, que acompanhou todo esse movimento musical do qual Walter Bandeira fez parte, embora na época fosse um jovem músico iniciante. Contudo, ele lembra que teve contato com vários artistas que marcaram a cena musical paraense nos anos 80 e 90 e que fazem parte do show. “A proposta é relembrar um tempo áureo de Belém, do Grupo Gema e do próprio Walter Bandeira, uma época de grande efervescência e qualidade musical’, lembra.

O repertório escolhido para o show foi baseado em uma pesquisa feita pelo professor Advaldo Castro, quando foi bolsista do antigo Instituto de Artes do Pará, hoje Casa das Artes, e conta a trajetória do Gema, grupo de música instrumental que acompanhou Walter Bandeira. A pesquisa vai virar um livro que será publicado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) com lançamento previsto para novembro deste ano.

De acordo com Adelbert Carneiro, foram escolhidas músicas mais cantadas e que ficaram marcadas na voz de Walter. “’Geni’ e ‘New York, New York’ estão no repertório porque são a cara dele.”

Da nova geração de interpretes, o show terá a participação da cantora Nanna Reis, que escolheu para a homenagem a música ‘13º andar’, uma das últimas composições gravadas e de autoria de Walter.

A Banda que acompanhará os interpretes no palco do teatro Margarida Schivasappa é formada pelos músicos do Gema, formado por Joao bererê (bateria), Dadadá (percussão), Adelbert Carneiro (baixo), Jacinto kawage, Nego Nelson (violão) e Bob Freitas (guitarra). Haverá ainda participações especiais de instrumentistas que em algum momento integraram o Grupo Gema como Sagica (bateria), Calibre (baixo) e Pardal (harmônica e violino).

Para Adelbert Carneirol, será um momento para festejar a música paraense de boa qualidade. “Tocar com esses músicos é um grande prazer para mim. É uma satisfação enorme dividir o palco com músicos de tão alto nível técnico. É um som que permanece vivo até hoje e que faz parte da história da música paraense’, comenta.

O percussionista Paulinho Assunção, responsável pela produção musical do show, garante que o público vai se emocionar e que estão reservadas algumas surpresas. “Vai ser um momento de relembrar essa grande personalidade que era o Walter, uma pessoa que era muito querida por todos. Vai ser uma festa em homenagem não apenas ao artista, mas à pessoa ímpar que ele foi, o que ele significou para todos nós.”

A comemoração será com muita música, como ele gostava, mas não na intimidade. “Ele era alheio a fazer festa nesse dia e gostava de ficar em casa. Dizia logo que não estava para ninguém. Costumava comemorar o aniversário em casa com a família”, lembra Simone Bandeira. Desta vez a festa vai ser com direito a amigos, canções que tanto marcaram a trajetória do artista, fãs e fortes emoções.

WALTER 75 – O Show Tributo para celebrar Walter Bandeira faz parte do Projeto Walter 75, que prevê uma série de eventos comemorativos pela data de nascimento do cantor. O Projeto tem apoio cultural da Universidade Federal do Pará – por meio do Museu da UFPA e Oficina de Criação (FACOM/UFPA) -, Governo do Pará – via Fundação Carlos Gomes, TV, Rádio e Portal Cultura, Imprensa Oficial do Estado (IOE) -, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e RR Pneus.

Serviço: Show Tributo “Walter 75”. Dia 31, às 20h, no Theatro Margarida Schivasappa (Centur). Ingressos: R$ 40, 00 (antecipado) / R$ 50, 00 (na bilheteria, na hora do show) / Meia entrada para estudantes.

Por Rosa Cardoso

Fonte: Agência Pará

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *