Gazette

Sua referência em notícias culturais

Paragominas recebe oficinas do Painel de Bandas de Música Paragominas recebe oficinas do Painel de Bandas de Música
Paragominas, no nordeste paraense, foi a cidade escolhida este ano pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para receber o Painel de Bandas de Música 2016.... Paragominas recebe oficinas do Painel de Bandas de Música

Paragominas, no nordeste paraense, foi a cidade escolhida este ano pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para receber o Painel de Bandas de Música 2016. Durante cinco dias, estudantes de música, professores e músicos profissionais poderão aprimorar o conhecimento na área em onze oficinas. No Pará, o evento tem a parceria da Fundação Carlos Gomes (FCG), ampliando o conhecimento musical em diversas regiões do Estado.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas nos sites da Funarte e da FCG. Em Paragominas, os cursos serão ministrados no período de 11 a 15 de novembro, com aulas pela manhã e à tarde. O Painel de Bandas oferece cursos de capacitação técnica e noções de instrumentos de percussão e sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba); percepção musical; instrumentação e arranjo; reparo e manutenção de instrumentos de sopro, e regência (técnicas de ensaio/prática de conjunto) para o maestro de banda de música. Os professores que ministram as aulas são profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversas regiões do Brasil.

Criada em 1976, a iniciativa promove o desenvolvimento das bandas de música no Brasil, com ênfase na preservação da tradição musical, por meio do levantamento e edição de partituras, guias e manuais, distribuição gratuita de instrumentos musicais e realização de cursos de capacitação e atualização para músicos, maestros, arranjadores e técnicos de manutenção de instrumentos de sopro.

Para ocorrerem os Painéis Funarte de Bandas de Música são celebradas importantes parcerias, por meio das quais a Funarte e o Ministério da Cultura, ao lado de instituições culturais públicas (municipais e estaduais) e privadas, e universidades, buscam aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas, estimulando a troca de experiências proporcionada pelos encontros.

Serviço: Painel de Bandas de Música 2016 em Paragominas. De 11 a 15 de novembro, das 9h às 18h. Inscrições pelos sites www.funarte.gov.br e www.fcg.pa.gov.br.

Por Rosa Cardoso

Fonte: Agência Belém

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *