Gazette

Sua referência em notícias culturais

Igreja de São João Batista recebe recital de música antiga Igreja de São João Batista recebe recital de música antiga
Três professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentarão um recital de música antiga na Capela de São João Batista, no bairro da Cidade... Igreja de São João Batista recebe recital de música antiga

Três professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentarão um recital de música antiga na Capela de São João Batista, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A apresentação será na próxima quarta-feira (30), às 19h, com entrada franca.

O recital dos professores Acácio Cardoso (Flauta Doce), Luiz Carlos Tavares (Flauta Doce) e Leandra Vital (Cravo) dará ênfase à música barroca e contará com a participação especial da violoncelista Conceição Fernandes. “Nós vamos tocar música barroca e ilustrar como eram tocados os instrumentos antigos, como as peças eram interpretadas naquela época”, disse o flautista Luiz Carlos Tavares.

Música Antiga – O movimento de música antiga em Belém encontrou abrigo no IECG pelas mãos do flautista Luiz Carlos Tavares, professor de flauta doce do Instituto, que desenvolve este trabalho desde a década de 70. Foi ele quem criou o Trio de Música Antiga da instituição, grupo artístico que através do resgate dessa música contribui para a formação de jovens, amplia plateia através de concertos e agrega patrimônio ao Estado, pois graças a este trabalho a FCG investe na aquisição de instrumentos musicais de época.

A Igreja de São João Batista foi escolhida para abrigar o concerto por ter sido construída em estilo barroco e representar um dos patrimônios históricos da cidade. Esta será a primeira vez que os professores se apresentam nesta igreja. “É um sonho para mim tocar nessa igreja, pois ela é histórica e de extrema importância para a cidade de Belém”, contou Luiz Carlos Tavares.

Acácio Cardoso participa do “Trio de Música Antiga da FCG” e também integra grupos de formação de música antiga em Belém. Atualmente coordena o Flautas Doces da Amazônia, grupo artístico da FCG formado por alunos dos cursos básico e técnico em música. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) começou os estudos musicais em Ponta de Pedras, onde nasceu, e depois veio para a capital para estudar Flauta Doce no IECG, formando-se no curso Técnico em Flauta Doce, em 2006. “A música antiga é de um período que não é contemplado por essas grandes orquestras porque geralmente os instrumentos dessa época tem uma sonoridade menor. Esse tipo de música é ideal para ser tocado nesses espaços, como igrejas e palácios, por isso a ideia de fazer o concerto na Igrejinha de São João’, explica Acácio Cardoso.

Igreja de São João Batista – Também chamada de São Joãozinho, é uma construção colonial situada na Praça do Líbano, mais conhecida como Largo de São João. Construída em estilo barroco, a pequena igreja foi projetada pelo arquiteto Antônio José Landi e é considerada a joia da arquitetura do italiano, por ser a mais diferente, pelo tamanho, porte e harmonia. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1941 e está localizada no conjunto dos bairros Cidade Velha e Campina, área também tombada pelo Iphan em 2012 por seu valor arquitetônico, urbanístico e paisagístico. A Igreja foi totalmente restaurada em 2013.

Serviço: Recital ‘Trio de Música Antiga’
Data:  30 de novembro (quarta-feira)
Hora: 19 horas
Local: Capela de São João Batista – Rua João Diogo, s/n – Cidade Velha
Entrada Franca

Por Rosa Cardoso

Fonte: Agência Pará

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *