Gazette

Sua referência em notícias culturais

Nota de Pesar – Manfredo Caldas Nota de Pesar – Manfredo Caldas
Foi com grande pesar que o Ministério da Cultura (MinC) tomou conhecimento da morte do cineasta paraibano Manfredo Caldas, ocorrida na última sexta-feira (25/11),... Nota de Pesar – Manfredo Caldas
Foi com grande pesar que o Ministério da Cultura (MinC) tomou conhecimento da morte do cineasta paraibano Manfredo Caldas, ocorrida na última sexta-feira (25/11), em Brasília (DF). Ao longo de sua trajetória profissional, Caldas foi roteirista, produtor e diretor de diversas produções cinematográficas.
Entre suas obras, destacam-se os longas Romance do Vaqueiro Voador(2008), inspirado no cordel de João Bosco Bezerra Bonfim, que narra a história dos operários que construíram Brasília, e Uma questão de Terra(1988), aclamado no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.
Manfredo Caldas dirigiu ainda Negros de Cedro (1998), que trata de uma comunidade negra isolada no estado de Goiás, e produziu, em parceria com o amigo cineasta Vladimir Carvalho, o longa Barra 68 – Sem Perder a Ternura (2001), que narra a luta de Darcy Ribeiro para criar a Universidade de Brasília (UnB).
O cineasta também ajudou a fundar a Associação Brasileira de Documentaristas e o Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba. Entre 1990 e 1992, mudou-se para Cuba a convite da Escuela Internacional de Cine y Televisión, onde ministrou aulas de montagem e edição.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *