Gazette

Sua referência em notícias culturais

MinC lança O Pequeno Príncipe em versões acessíveis MinC lança O Pequeno Príncipe em versões acessíveis
O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), lança, nesta quinta-feira (1º), o kit de acessibilidade... MinC lança O Pequeno Príncipe em versões acessíveis
O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), lança, nesta quinta-feira (1º), o kit de acessibilidade do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O lançamento ocorre durante o seminário Autonomia e Direito para Todos, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O kit é o primeiro de uma série de livros criados em formatos acessíveis dentro do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, em funcionamento desde 2014. O material foi desenvolvido em parceria estabelecida entre o DLLLB, vinculada à Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), e a organização da sociedade civil Mais Diferenças.
De acordo com o diretor do DLLLB, Cristian Santos, a distribuição de alguns exemplares do kit em múltiplos formatos do livro “O Pequeno Príncipe” integra a estratégia do MinC de ampliar o acesso à informação das pessoas com algum tipo de deficiência visual. “A gestão do ministro Freire tem como um de seus objetivos o reconhecimento da cultura como um espaço para a construção da igualdade. Na Espanha, por exemplo, existem 16 editoras que trabalham com a produção de livros acessíveis. O Brasil, embora tenha um número expressivo de deficientes, tem apenas uma editora especializada. A cooperação entre o MinC e a Oscip vem para atender a um público que permanece à margem, sem acesso a esse capital simbólico que é a prática da leitura”, ponderou.
Ao todo, foram produzidos 1.000 kits que contarão com uma estratégia especial de distribuição a ser definida pelo MinC. Durante o seminário, serão entregues alguns exemplares para as autoridades presentes e representantes de associações de pessoas com necessidades especiais. “Nossa intenção é, inicialmente, enviar parte desses kits para as bibliotecas que participam do projeto Acessibilidade e que são consideradas estratégicas em suas áreas de abrangência, para entidades voltadas para o bem-estar dos deficientes e para o Conselho Federal de Biblioteconomia”, destacou Santos.
Até o momento, o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas atuou na adaptação de 25 títulos, desde publicações recentes da literatura brasileira a clássicos da literatura mundial de domínio público.

Formatos do kit

O kit é composto por um DVD audiovisual com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas. A edição que será disponibilizada no kit ainda conta com o formato Digital Accessible Information System ou Daisy, que utiliza voz humana (ou sintética) de acordo com os protocolos internacionais de acessibilidade; e com o Leitura Fácil, uma maneira de adaptar a obra de forma que esta possa ser lida e compreendida independentemente das capacidades linguísticas ou cognitivas do leitor.

Seminário

O Seminário Autonomia e Direito para Todos é parte das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. À tarde, o evento conta com a participação do diretor de Direitos Intelectuais, Rodolfo Tamanaha, e da coordenadora-geral de Regulação, Carolina Panzolini, ambos da Secretaria da Economia da Cultura (SEC). Os gestores participam da mesa redonda intitulada Políticas Públicas e Processo de Regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão.

Lançamento do kit de acessibilidade

Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados (Brasília)
Horário: 9h30
Entrada: gratuita
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *