Gazette

Sua referência em notícias culturais

Oficina envolve literatura e cinema na Casa das Artes Oficina envolve literatura e cinema na Casa das Artes
A oficina “Lavoura Arcaica e outros diálogos entre cinema e literatura” será ministrada a partir do dia 05 de dezembro, pelo o jornalista  Augusto... Oficina envolve literatura e cinema na Casa das Artes

A oficina “Lavoura Arcaica e outros diálogos entre cinema e literatura” será ministrada a partir do dia 05 de dezembro, pelo o jornalista  Augusto Pacheco Lima na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no local.

O objetivo é o debruçar sobre as análises possíveis no processo de adaptação como recriação da obra.Cinema e literatura sempre andaram lado a lado, com as adaptações de obras literárias para as telonas ficou mais evidente o diálogo dos mesmos. O objeto de estudo da oficina é o livro “Lavoura Arcaica” de Raduan Nassar que anos após sua publicação ganhou uma versão cinematográfica pelas mãos de Luiz Fernando Carvalho. O roteiro do filme era o próprio livro e os atores interpretavam de forma “improvisada” para recriar atmosfera do livro

“O processo de adaptação é a transição do mundo das palavras para as imagens.” diz Augusto Pacheco. E sobre fidelidade das obras “O cinema como arte autônoma tem liberdade de cortar ou acrescentar elementos” se referindo a um capitulo do livro de Raduan Nassar chamado “Cabra Sudanesa” que no filme de Luiz Carvalho é completamente inexistente.

José Augusto Pachêco é graduado em Comunicação Social – Jornalismo, com especialização em Imagem & Sociedade – Estudos sobre Cinema (UFPa). Mestre em Estudos Literários (UFPa) e membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará – ACCPA. Atualmente faz parte do Centro de Estudos de Cinema – CEC. Curador da Mostra de Cinema Italiano, que fez parte da programação da XV Feira Pan Amazônica do Livro.

A oficina ocorre no período de 05 a 07 de dezembro e de 12 a 14, sempre das 15h às 19h. Inscrições devem ser feitas na Casa das Artes, praça Justo Chermont, 236. Ao lado da Basílica de Nazaré, a taxa é de R$ 20,00. Alunos da rede pública de ensino estão isentos da taxa.

Informações: 4006-2929.

Fonte: FCP

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *