Gazette

Sua referência em notícias culturais

Espetáculo “Um Canto de Natal” estreia hoje no Curro Velho Espetáculo “Um Canto de Natal” estreia hoje no Curro Velho
A Fundação Cultural do Estado do Pará apresenta nos dias 7, 8 e 9 de dezembro o espetáculo “Um Canto de Natal”, resultado da... Espetáculo “Um Canto de Natal” estreia hoje no Curro Velho

A Fundação Cultural do Estado do Pará apresenta nos dias 7, 8 e 9 de dezembro o espetáculo “Um Canto de Natal”, resultado da oficina de teatro ministrada pelo instrutor Edielson Goiano nas Oficinas Curro Velho. Trata-se de uma adaptação para teatro musical da obra “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, que conta a história de Scrooge, um homem avarento que não acredita na magia do Natal, e em uma noite é visitado por fantasmas que o farão repensar suas crenças sobre o que é o verdadeiro espírito natalino. A produção será encenada no Teatro das Oficinas Curro Velho, a partir das 19h, com entrada franca.

Na adaptação, a fria cidade de Londres é trocada pela chuvosa Belém do Pará, porém a frieza diante do espírito natalino ainda é encontrado no coração de alguns homens insensíveis e incapazes de estender a mão em solidariedade ao irmão carente e invisível da cidade. Edielson Goiano destaca o trabalho desenvolvido junto aos alunos ao longo de meses para a montagem do espetáculo. “Foram três meses de preparação. No primeiro mês foi uma preparação básica dos fundamentos principais do fazer teatral e, a partir do segundo mês, nós começamos efetivamente montar o espetáculo”.

Sobre ter escolhido adaptar a obra para teatro musical, Edielson explica: “Primeiro foi porque o conto do Dickens tem a temática do Natal, segundo, porque é um grupo muito grande, então eu precisava de uma história que pudesse reunir muitos personagens, situações e linguagens (teatro, música e dança), para casar com o perfil dos jovens, que tinham essas respectivas habilidades”.

O elenco de “Um Canto de Natal” reúne cerca de 40 jovens na faixa de 12 a 20 anos. Segundo Edielson, o objetivo do espetáculo é despertar o público para o verdadeiro sentido do Natal. “A expectativa é que o jovem se divirta, mas também reflita sobre a temática do espetáculo trazendo isso para a sua própria vida, revendo valores como solidariedade e fraternidade, que em suma, resumem o espetáculo”, conclui.

Uma das integrantes do espetáculo, Fabiana Ferreira, 12 anos, conta como foi participar da oficina. “É muito bom participar dessas atividades, pois motiva a gente a fazer alguma coisa. Eu particularmente sempre gostei de fazer teatro e pretendo seguir com isso. As oficinas me fizeram entender que é isso o que eu sempre quis”, comemora.

Thyago Lima, que dá vida a um dos principais personagens do espetáculo, fala da emoção em poder fazer o que gosta “Eu gostei muito desta oficina pelo fato dela permitir a interação com algo que a gente gosta, pois estamos sempre conhecendo coisas novas e isso vem somar pra gente. Espero que a gente consiga levar isso para o público, pois batalhamos para esse espetáculo sair perfeito”, finaliza.

Serviço: Espetáculo “Um Canto de Natal”

Data: 7, 8 e 9 de Dezembro

Hora: 19h

Local: Teatro das Oficinas Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287 – Telégrafo

Entrada Franca

Fonte: FCP

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *