Gazette

Sua referência em notícias culturais

Exposição “Pariwat Jenipapo”, de Denis Rodriguez, estreia em Belém (PA) Exposição “Pariwat Jenipapo”, de Denis Rodriguez, estreia em Belém (PA)
No próximo domingo, dia 11 de dezembro, às 15h, a Associação Fotoativa, de Belém (PA), abre suas portas à exposição Pariwat Jenipapo, com entrada... Exposição “Pariwat Jenipapo”, de Denis Rodriguez, estreia em Belém (PA)

No próximo domingo, dia 11 de dezembro, às 15h, a Associação Fotoativa, de Belém (PA), abre suas portas à exposição Pariwat Jenipapo, com entrada gratuita. E o público pode contar, ainda, com uma visita guiada conduzida pelo próprio artista Deniz Rodriguez por suas obras. A mostra faz parte do projeto Não sou daqui, nem sou de lá – gestão, curadoria e residência artística em rede, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. A exposição traz obras inéditas concebidas em suportes variados, como instalações, fotografias e vídeos. Os trabalhos apresentados são resultados dos diversos encontros que o artista fez na cidade, alguns deles antes mesmo de sua chegada. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de fevereiro de 2017, com visitação de segunda a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h.

Sobre a mostra
O borboletário do Mangal das Garças foi idealizado durante seu voo de vinda; os primeiros contatos com o Porto Vasconcelos e o Seu João; a residência do coletivo Aparelho no Porto do Sal; a descoberta do cemitério de barcos na região portuária da Cidade Velha, ao lado da fotógrafa Débora Flor; a esquecida fábrica de velas encontrada entre as frequentes pedaladas pelo bairro; resistência do tempo também na farmácia Fialho, à beira da Presidente Vargas que, sem esperar, num percurso de bicicleta atraiu a vista do artista e o mergulho no arquivo de fotografias de Miguel Chikaoka, que traçam um percurso vivido na cidade dos anos 1980 e 1990, estão entre os destaques da mostra.

O encontro com a antropóloga Cynthia Cárdenas e com os povos indígenas Tembé, Kayapó e Gavião permitiu a Denis Rodriguez experimentar a pintura corporal e se somar ao coro dos que ainda reivindicam saúde básica e direitos indígenas no Brasil. Durante os trabalhos, o artista contou com o acompanhamento crítico-curatorial de Camila Fialho, do Núcleo de Pesquisa e documentação da Fotoativa, que assina o texto da exposição.

Sobre o artista
Denis Rodriguez é graduado em fotografia pela Universidade de Westminster, Londres. Mestrando em História, Teoria e Crítica pela UFRGS. É artista-gestor da galeria Península, Porto Alegre (RS), onde coordena o programa de residências artísticas. Em suas instalações, ações, fotografias, vídeos e objetos, o elemento água aparece como medium e discurso. Entre suas últimas exposições destacam-se: Waterscapes (coletiva), FATVillage Arts District, Miami (EUA), de agosto a outubro de 2016; Preto sobre preto em fogo (solo), Pera de Goma, Montevideu (Uruguai), junho de 2016; Água Viva (solo), Galeria Península, Porto Alegre (RS), junset 2015; Farol (solo), vitrine MASP, São Paulo (SP), de agosto a novembro de 2014; Horizonte à venda (coletiva), Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre/RS, setembro de 2013.

Serviço:

Abertura da exposição Pariwat Jenipapo, de Denis Rodriguez

Dia 11 de dezembro, domingo, às 15h – Visita guiada com o artista
Temporada
: Até o dia 11 de fevereiro de 2017
Visitação:
Segunda a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h
Local: Associação Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico, Belém (PA)
Atenção: Galeria fechada no recesso de fim de ano – De 23 de dezembro a 5 de janeiro

Projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição

Fonte: Funarte

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *