Gazette

Sua referência em notícias culturais

Fundação Cultural do Pará inscreve para oficinas de restauro e higienização de livros Fundação Cultural do Pará inscreve para oficinas de restauro e higienização de livros
A partir desta segunda-feira (12), a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe inscrições para as oficinas de restauro e higienização de livros. São ofertadas... Fundação Cultural do Pará inscreve para oficinas de restauro e higienização de livros

A partir desta segunda-feira (12), a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe inscrições para as oficinas de restauro e higienização de livros. São ofertadas 20 de vagas para a oficina de restauro, com carga de 64 horas, e oito vagas para a oficina de higienização. Ambas são destinadas a profissionais que atuam na área e demais interessados, como estudantes de Biblioteconomia, e serão realizadas de 2 a 31 de janeiro de 2017. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de dezembro no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br).

Segundo Suzana Tota, coordenadora de Processos Técnicos da Fundação, a oficina de restauro tem uma grande demanda de obras da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Essas obras – algumas antigas – estarão disponíveis para restauro ou pequenos reparos. Por serem muito procuradas pelo público, elas acabam sendo danificadas, por isso são encaminhadas ao setor de restauração.

Durante todo este ano a Diretoria de Leitura e Informação da FCP ofertou vagas para oficinas nessa área, muito procuradas por estudantes de biblioteconomia, história, arquivologia e museologia. Suzana Tota informou que, em função da grande demanda, a instituição decidiu ampliar o número de vagas. “Começamos a abrir essas vagas, pois são pessoas interessadas, e que virão a somar. Tem alunos do ensino médio também, pós-graduação e inclusive de doutorado. O resultado é fantástico, pois a comunidade aprende e nós temos os nossos livros restaurados, que são devolvidos à biblioteca, onde usuários e pesquisadores têm acesso às obras restauradas”, disse a coordenadora.

Estímulo – Neste ano, 200 livros foram restaurados, um resultado considerado excelente. “Os alunos fazem as oficinas, gostam, aprendem e, ao mesmo tempo em que estão manuseando os livros, estão sendo contagiados e convidados a entrar no mundo da leitura, pois esse contato estimula isso”, ressaltou Suzana Tota.

A Fundação Cultural do Pará recebeu cerca de 4 mil exemplares da coleção de livros do escritor paraense Ildefonso Guimarães, que foram direcionadas para as oficinas de higienização. “Por causa desta doação, foi elaborada a oficina de higienização, que repassa técnicas de higienizar, manusear corretamente as obras e de prevenção”, acrescentou Suzana Tota.

Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3202-4377.

Fonte: FCP

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *