Gazette

Sua referência em notícias culturais

Brasil e Angola discutem parceria na área cultural Brasil e Angola discutem parceria na área cultural
O ministro da Cultura, Roberto Freire, e o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, se reuniram nesta quinta-feira (15), em Brasília, para... Brasil e Angola discutem parceria na área cultural
O ministro da Cultura, Roberto Freire, e o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, se reuniram nesta quinta-feira (15), em Brasília, para debater a retomada de parcerias bilaterais na área cultural. Cosme, no cargo desde 2011, afirmou esperar que a parceria entre os dois países se fortaleça com a presença de Freire frente ao Ministério da Cultura (MinC) e com a presidência pro tempore brasileira da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), com o MinC responsável pela área da cultura.
Instituída em 1996 e com sede em Lisboa, capital portuguesa, a CPLP tem como países-membros, além de Angola e Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A instituição tem a missão de promover atividades de cooperação em diversas áreas, incluindo a cultura.
“No âmbito da CPLP, contamos com o mandato (do Brasil) para darmos um impulso na relação entre os dois países”, afirmou o embaixador, em nome da ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira.
Freire, por sua vez, reiterou que os laços entre os dois países não são novos e citou o apoio que o Brasil deu à independência da nação africana, em 1975. “O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. A ousadia foi feita durante a ditadura militar”, relembrou o ministro.
Com relação às relações bilaterais no campo cultural, o embaixador lembrou que, em setembro de 2015, foi inaugurada a Casa Brasil – espaço cultural localizado na capital angolana, Luanda.  Desde então, segundo ele, vem sendo elaborado um plano de ações de produções conjuntas e intercâmbios entre artistas das duas nacionalidades.
De acordo com Freire, um novo acordo entre os dois países deverá ser assinado em evento paralelo à primeira reunião da CPLP sob a presidência brasileira, que está prevista para 5 de maio de 2017 (Dia da Língua Portuguesa e da Cultura), em Salvador (BA).
Doação e intercâmbio
Nelson Cosme também pediu apoio ao ministro quanto à doação de acervos para instituições e bibliotecas situadas no interior de Angola. Sobre isso, o ministro informou que verificaria as possibilidades com as entidades vinculadas ao Ministério da Cultura.
Outra atividade conjunta discutida foi uma possível parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao MinC, e uma entidade de função semelhante angolana para formação de profissionais em diferentes linguagens artísticas. A respeito desse tema, o ministro adiantou que já discute a viabilidade de criar bolsas de formação por meio de intercâmbios internacionais. “Dentro da escassez, (vamos) priorizar essa relação com os países mais próximos a nós, inclusive pela língua”, ressaltou o ministro.
Freire também se colocou à disposição para receber a ministra Carolina Cerqueira e estabelecer uma agenda de contatos periódicos entre os dois ministérios da Cultura.
Camila Campanerut
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

admin

No comments so far.

Be first to leave comment below.

Your email address will not be published. Required fields are marked *